jump to navigation

Nobel da Economia distingue dois investigadores da teoria dos jogos Outubro 10, 2005

Posted by Vasco in Inf. Geral e Económica.
trackback

Os economistas Robert J. Aumann da Universidade de Jerusalém, e o norte-americano Thomas C. Schelling, da Universidade de Maryland, EUA, são os co-vencedores do Prémio Nobel de Economia 2005, anunciou a Real Academia Sueca das Ciências esta segunda-feira.Os investigadores Thomas Schelling e Robert Aumann, respectivamente de 84 e 74 anos de idade, foram os galardoados com o prémio deste ano pelas contribuições dadas para o entendimento do binómio «conflito e cooperação» na teoria analítica dos jogos, isto é, nos modelos de interactividade das organizações, refere a instituição em comunicado.
Para estes especialistas da teoria dos jogos, a questão central reside em saber porque alguns grupos manifestam maior tendência para o conflito interno enquanto outros revelam maior vocação para cooperarem.

Entre outras obras, o norte-americano Schelling é autor do livro «The Strategy of Conflict», editado em plena conjuntura da corrida ao armamento nuclear, enquanto que o trabalho de Aumann demonstra a tese de que a cooperação é uma realidade mais objectiva nos jogos duradouros.[Dinheiro Digital]

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: