jump to navigation

Fordoc Abril 17, 2006

Posted by Vasco in Fordoc.
trackback

fordoc.gif

O Festival Internacional de Publicidade “PUBLI… FORDOC 2005” foi uma selecção dos melhores anúncios, para televisão e cinema, premiados nas mais importantes mostras publicitárias internacionais. A estes premiados, a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (fordoc) acrescentou ainda outros anúncios, realizados ou divulgados no último ano, merecedores de igual atenção. Desta pré-selecção surge uma “short-list" de 240 anúncios, 78 dos quais se tornaram finalistas e constituiram, provavelmente, a melhor hora publicitária do último ano…

PUBLI... FORDOC 2005 (POSTER).jpg

“ZOO” DA AUDI GANHA NUMA VERDADEIRA “SELVA DE EXCELÊNCIA” 

Passando por 11 cidades e com um total de 31 eventos realizados, a segunda edição do festival “PUBLI… FORDOC” incentivou aos mais de 17.000 assistentes, uma vez mais, a crítica e a reflexão sobre as novas tendências publicitárias realizadas no último ano. Com uma selecção de anúncios que pretende marcar a excelência do marketing para televisão e cinema, a votação não se revelou fácil. Com 78 anúncios retirados de uma short-list composta por 240 obras, oriundas de 30 países, a tournée de apresentações foi moderada pelo próprio Presidente da Equipa de Júri, Paulo Antunes, que nas várias sessões fez o devido enquadramento e explicação dos vários anúncios a concurso. Seguindo o objectivo de criar uma equipa de júri sem quaisquer interesses comerciais, a fordoc reuniu, ao longo do último ano, mini equipas de jurados formadas na sua essência por docentes, formadores e consultores nas áreas do marketing, estratégia, comunicação, publicidade, bem como por outros publi…fanáticos com reconhecidos conhecimentos. Do conjunto das votações individuais destes convidados que integraram a equipa de júri, este ano constituída por 100 elementos, saiu o veredicto para a distinção “FORDOC 2005”, atribuída ao melhor anúncio a concurso, bem como as “Menções Honrosas”.

O Prémio “FORDOC 2005” para o melhor anúncio a concurso veio de Espanha e foi entregue à marca automóvel Audi com o anúncio “Zoo”.

No que respeita as “Menções Honrosas”, foram 10 os filmes merecedores de tal distinção. A rádio Donna conseguiu, com a sua colecção de anúncios “Mariage” e “Gay”, que a segunda posição de preferências fosse para a Bélgica. O bronze foi entregue a outra colecção, desta vez vinda de França, com três filmes para a Ikea (“Sofá”, “Chest of drawers” e “Table”). Dando continuidade à lista de menções honrosas seguem-se mais 3 anúncios franceses, para a água Evian (“Water boy”) e para o sector automóvel com a Audi (“First steps”) e Peugeot (“The bridge”). O spot para o produto de limpeza Vim Bleach, com o título “Prison Visitor”, colocou o Canadá na lista de premiados, ficando o Brasil com direito à última menção com o anúncio da Sex Tv denominado “Hand”.

No que diz respeito ao Prémio “PUBLI… 2005”, que era votado pelos inúmeros associados da FORDOC, a escolha recaiu no anúncio “Kids on steps” da Volkswagen, que ao longo das 31 apresentações reuniu a preferência de mais de 10% dos 1000 associados que exerceram, nesta edição de 2005, o seu direito de voto.

Como nota final, fica a curiosidade dos dois países com mais anúncios a concurso, Estados Unidos e Inglaterra, não terem atingido qualquer prémio. Num festival que fica marcado pelo enorme equilíbrio entre os vários anúncios a concurso, que fez com que apenas 5 anúncios dos 78 finalistas não merecessem qualquer voto da Equipa de Júri, a França fica como a grande vencedora no que respeita a países e o sector automóvel no que respeita a categorias.

Link: http://www.fordoc.com/

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: