jump to navigation

Internet: China encerra blogs de poetisa tibetana proibida Agosto 2, 2006

Posted by Vasco in Blogs, Poesia.
trackback

poetisa tibetana Woeser, cuja obra está censurada na China, foram repentinamente encerrados na passada sexta-feira, informou hoje a organização Repórteres sem fronteiras, RSF.Num comunicado, o grupo expressa indignação por este acto censório e reclama a reabertura dos blogs, lembrando que a poesia de Woeser «está proibida na China» e «as suas páginas pessoais (na Internet) são o único meio que tem de expressar-se».

Acusando as autoridades chinesas de quererem reduzir a cultura tibetana a «simples folclore turístico», a RSF chama a atenção para o facto de Pequim estar a aplicar uma controlo informativo cada vez mais férreo.

Há dias, Pequim ordenou o encerramento do portal Dijing-democracy.net, do marido da poetisa, o escritor chinês Wang Lixiong, e bem assim o do Century China, muito popular nos círculos intelectuais do país.

«Uma vez mais pedimos às autoridades que respeitem a liberdade de expressão, um direito garantido pela Constituição», diz a RSF.

A poetisa, conhecida também como Oser e Wei Se, em chinês, tinha dois blogs – http://oser.tibelcult.net e http://blog.daiqi.com/weise-, através dos quais divulgava poemas da sua autoria, ensaios sobre a cultura tibetana e artigos do marido.

Segundo responsáveis das páginas, a decisão governamental fundamentou-se nos temas tratados, que incluíam comentários sobre o problema da SIDA no Tibete, o impacto que terá sobre o povo tibetano a recente inauguração do comboio Pequim-Lhasa e uma mensagem de parabéns ao Dalai Lama pelo seu aniversário.

Woeser é uma das poucas escritoras tibetanas que utilizam o mandarim como veículo de expressão. Segundo a RSF, a maioria dos visitantes das suas páginas eram estudantes apostados em não perder a sua identidade cultural.

O seu livro «Notas sobre o Tibete» foi censurado em 2004, por falar em termos positivos do Dalai Lama – ousadia que lhe valeu o despedimento e ter de escrever uma carta de auto-censura a reconhecer os seus «erros políticos».

Diário Digital

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: