jump to navigation

A cidade mais cantada do mundo Agosto 16, 2006

Posted by Vasco in Curiosidades, Música.
trackback

O investigador Vítor Duarte Marceneiro quer colocar Lisboa no «Guinness Book of Records» como a cidade mais cantada do mundo, estando a constituir uma base de dados de canções, fados e marchas que cantam a capital, noticia a Lusa.

O projecto vai começar oficialmente em Janeiro, mas Vítor Duarte Marceneiro, neto do lendário fadista Alfredo Marceneiro, está já a encetar as primeira s pesquisas, começando pelo universo musical que melhor conhece: o fado.

«O objecto de estudo está definido: canções, fados ou marchas que não só se refiram à cidade como tenham nos versos a palavra Lisboa», disse o investigador à Lusa. «Não basta cantar os bairros, a luz da cidade ou o seu castelo: há que incluir a palavra Lisboa e o tema musical tem também que respirar Lisboa», explicou.

A base de dados a constituir «não será uma mera listagem de títulos e poemas de e sobre Lisboa, mas a cada tema corresponderá a música em que é interpretado, os respectivos autores, a data da criação, quem a cantou pela primeira vez, a primeira gravação e as seguintes que presumivelmente existam».

Para este projecto o investigador afirma-se ambicioso e conta encontrar «nunca menos de um milhar de temas».

Um número suficiente para impressionar os juízes do «Guinness Book of Records» e candidatar Lisboa a «cidade mais cantada do mundo», apesar de objectivo ser «a constituição de uma base de dados de temas musicais sobre Lisboa».

PortugalDiário

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: