jump to navigation

Mulheres com mamas de silicone suicidam-se mais Outubro 23, 2006

Posted by Vasco in Curiosidades, Saúde.
trackback

As mulheres que colocaram implantes de silicone nos seios têm mais hipóteses de cometer suicídio, do que uma mulher que não tenha sido submetida à operação. Esta foi a conclusão de uma série de estudos publicados na revista de medicina New Scientist, conta a BBC.

Os estudos incluem uma pesquisa americana que acompanhou 13 mil mulheres e um estudo canadiano, com 24 mil pacientes. Inicialmente, os cientistas procuravam uma ligação entre os implantes de silicone e certas doenças como o cancro e problemas no sistema imunitário.

Surpreendentemente, os cientistas acabaram por descobrir a ligação deste tipo de implantes com o suicídio. As razões por detrás desta tendência ainda não foram descobertas, mas os investigadores já começaram a dar palpites.

Uma das hipóteses avançada é de que as mulheres já têm algum problema psiquiátrico antes da operação, que nunca é detectado pelos médicos. De acordo com um estudo dinamarquês, oito por cento das mulheres que foram submetidas à operação «já tinham sido admitidas em hospitais psiquiátricos antes da cirurgia, por neuroses, distúrbios de personalidade e abuso de álcool e outras substâncias». Das mulheres com implantes que cometeram suicídio, metade já tinha estado em instituições psiquiátricas antes da cirurgia.

Outra hipótese é a de as doentes sofrerem de uma doença, chamada Transtorno Dismórfico Corporal. Este mal caracteriza-se por os doentes terem uma obsessão com falhas pouco perceptíveis ou inexistentes na aparência física. Cerca de três quartos das pessoas com TDC fizeram crurgias plásticas e tratamentos dermatológicos para «melhorar» a sua aparência. Acredita-se que entre 6 e 15 por cento dos pacientes de cirurgias plásticas nos Estados Unidos sofram da doença. Segundo os cientistas, os pacientes com TDC tem um risco muito maior de se auto-mutilarem e de se matarem.

Outra teoria, mas que é considerada muito remota, é que fugas nos implantes alterem a química do cérebro e despertem tendências suicidas em algumas mulheres.

Portugal Diário

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: