jump to navigation

Blog acusa Miguel Sousa Tavares de plágio em «Equador» Outubro 24, 2006

Posted by Vasco in Literatura, Media.
trackback

Miguel Sousa Tavares está a ser acusado por um blogger de plágio, alegando que o jornalista copiou parágrafos inteiros do livro «Cette Nuit la Liberté» de Dominique Lapierre e Larry Collins, na obra «Equador», um dos maiores sucessos de vendas em Portugal.
O blogue freedomtocopy.blogspot.com apresenta quatro exemplos de «pérolas de exploração de trabalho alheio».

Contactado pelo Diário de Notícias, António Lobato Faria, da Oficina do Livro (editora de Sousa Tavares), disse que esta «difamação cobarde e encapuzada» não resiste ao escrutínio das «supostas provas».

Diário Digital

Se vier a dar a cara, o autor da «manipulação» será «imediatamente processado», garante.

Comentários»

1. PLÁGIO NO EQUATORIAL « [ weBloggers.com ] - Outubro 27, 2006

[…] A notícia chega-nos via “Ocasionalidades” mas já andas pelas ruas da imprensa escrita. A ver o Público e, ao que parece, a próxima edição do Expresso… […]

2. jornada - Novembro 2, 2006

Ler a crónica de ontem de Joaquim Fidalgo no Público. Na mouche.

3. Fernando Pereira - Maio 21, 2007

Senhor Sousa Tavares

Leia o estatuto da Carreira docente para saber do que fala

4. A TIRA AO LADO » Quem não sai aos seus, é parvo. | um projecto joaojotta.com com o apoio PES.COM.PT - Março 8, 2008

[…] analistas desportivos. Quando fizeram a mesma pergunta ao Sr. Miguel Sousa Tavares (ou “plagiador” para os amigos), ele recusou comentar revelando estar “mais preocupado com o […]

5. António - Junho 14, 2008

Meu amigo, acontece….

6. Arlino Caeiro - Setembro 6, 2008

Não entendo como é que Miguel Sousa Tavares diz que processa tudo e todos quando as pessoas têm direito a uma Opinião. E esse Sr. pode dizer barbaridades como as que diz dos professores. Com a agravante de falar sem conhecimento de causa.
“Quem não quer ser lobo que não vista a pele”….
Acho-o a Arrogância em pessoa.

7. AFMC - Janeiro 6, 2009

ESSE PALHAÇO QUE METE ASCO SÓ DE O OUVIR DEVERIA OPINAR SOBRE A PROPRIA VIDA, PROFISSAO E CLUBE.

8. Conceição Santos - Maio 24, 2009

Caro Miguel Sousa Tavares, antes de mais considere isto mais como um desabafo, porque até sou uma apreciadora, da sua escrita, tanto, para adultos como para crianças, e partilho consigo a opinião em relação á nossa triste classe docente,mas deixe-me que lhe diga que depois de lêr o seu livro “Equador”, e apesar de não conhecêr S. Tomé e Principe,nasci lá e o meu pai foi administrador de uma das Roças que o Sr. menciona na série, e segundo a minha mãe, nascida e criada em S. Tomé e Principe, não correspondem minimamente á realidade, sendo até o dialecto usado pelos escravos falso. Por vêzes deviamo-nos ficar pelos livros, porque tinha imensas expectativas em relação á série, que tem sido uma grande desilusão, não por parte dos actores, que têm sido fantásticos, mas pela falta de rigôr histórico. Estará o Sr, últimamente a passar muito tempo, no caval de televisão da TVI onde deturpam tudo o que é realidade?,
Peço-lhe um favôr, não se deixe contagiar pela incompetencia, de alguns jornalistas que apresentam o jornal nacional das fatidicas sextas-feiras, uma tal de Sra. Manuela Moura Guedes,

Agradeço-lhe a atenção

Conceição Santos

9. Sofia - Agosto 26, 2009

Exmº Sr. Miguel Sousa Tavares

Nunca tive a infelicidade de ler algum dos seus livros, porque nunca o considerei um escritor, ao contrário de sua mãe da qual sempre fui e serei um grande admirador. Lamentavelmente, do que leio de vªexª em algumas das suas crónicas na imprensa escrita, constato que optou por um sentido ético, completamente oposto ao da sua progenitora.
Numa das suas mais recentes crónicas, expõe publicamente confidências feitas a uma amiga durante uma viagem, enfatizando tudo o de mau que se tem feito neste país ( segundo a sua visão inabalável), “cuspindo” na sua própria identidade. Entendo a sua posição dissimulada. Se esse modelo narcisista rende, para quê mudar…?!
Porém, o objectivo principal desta minha mensagem, é para solictar a sªexª que desça um pouco do pedestal, e tente educar a sua amiga Maitê Proença, cujo prefácio do livro ” Entre os Ossos e a Escrita”, o sr. assinou em 2007.
Enquanto o sr. certamente prefaciava o livro, e ela “desfilava” a peça teatral “Achadas e Perdidas” por Portugal, nos tempos livres divertiu-se da forma que poderá visualizar neste vídeo, posteriormente apresentado no programa “Saia Justa” da TV-Globo-Brasil, ridicularizando e cuspindo a nossa história e, ridicularizando pessoas que a receberam, admiraram, respeitaram, aplaudiram e, ainda lhe pagaram bem. Diante uma visão destas, o PNR não deixará de ter razão, porque os que o criticam, parecem ser os mesmos que o alimentam.
Despeço-me com um desejo de boa viagem definitiva para o Brasil ( considerando palavras suas a um jornal), país que conheço bem e visito com frequência. Como não integro nem nunca integrarei os seus milhões de livros vendidos, pouca falta me fará, que escreva cá ou lá, ou mesmo si, ou dó, porque as teclas tocadas por si, soaram-me sempre vulgares para os meus sentidos.

Atenciosamente
Sofia Jobling

10. José Ginja - Outubro 10, 2009

Venho pedir a Miguel Sousa Tavares o favor de me autorizar a contactá-lo directamente, começando por e-mail, porque me vou apresentar como homem e como comandante de aviões em que
viajou comigo.
Assim agradeço desde já, que responda ao referido pedido,para que depois lhe possa dizer em pormenor o que pretendo e que não
desejo fazer sem o Seu consentimento: refiro que, como encontrei uma ou outra frase ou palavra nos seu escritos que satisfazem na totalidade como complemento de frases minhas de “escrevinhador”, que sou das minhas memórias, para OFERECER a meus Amigos e Pessoas a quem reconheço cordialidade fraternal como Rotário que sou, digo que não pretendo ouvir depois, que estou a plagiar, porque o que pretendo é adaptar às palavras que meus sentimentos querem dizer e só encontraram nas palavras e frases do Miguel, a razão para escrever a ideia correcta da minha linha de pensamento.
… estava difícil de explicar o meu desejo! … mas lá consegui !

A Todos quantos, porventura leiam esta menssagem e que vejam
que me podem ajudar a chegar ao conhecimento do Miguel Sousa Tavares, também agradeço!

11. csilva cristina - Outubro 14, 2009

A defenderes aquele ser, andas te a come la e ainda casado mete te no teu lugar e toma conta é da tua casa!
Brincadeira cuspir num Monumento porque ensinas o mesmo aos teus filhos? és um coitadinho

12. José Ginja - Outubro 15, 2009

10. José Ginja – Outubro 10, 2009
Venho pedir a Miguel Sousa Tavares o favor de me autorizar a contactá-lo directamente, começando por e-mail, porque me vou apresentar como homem e como comandante de aviões em que
viajou comigo.
Assim agradeço desde já, que responda ao referido pedido,para que depois lhe possa dizer em pormenor o que pretendo e que não
desejo fazer sem o Seu consentimento: refiro que, como encontrei uma ou outra frase ou palavra nos seu escritos que satisfazem na totalidade como complemento de frases minhas de “escrevinhador”, que sou das minhas memórias, para OFERECER a meus Amigos e Pessoas a quem reconheço cordialidade fraternal como Rotário que sou, digo que não pretendo ouvir depois, que estou a plagiar, porque o que pretendo é adaptar às palavras que meus sentimentos querem dizer e só encontraram nas palavras e frases do Miguel, a razão para escrever a ideia correcta da minha linha de pensamento.
… estava difícil de explicar o meu desejo! … mas lá consegui !

A Todos quantos, porventura leiam esta menssagem e que vejam
que me podem ajudar a chegar ao conhecimento do Miguel Sousa Tavares, também agradeço!
joseginja@gmail.com

13. jasantos - Novembro 4, 2009

Mais um plágio do Miguel dos escritos do sr josé ginja , vai o livro é um plágio completo.Então não é que com estes plágios todos o malandro do Miguel Sousa Tavares conseguio escrever um Extraordinario Livro,o que mesmo assim não é para todos não é verdade? sr comandante de aviões josé ginja.Chamando os bois pelos nomes isto mais me parece dor de corno.


Deixe uma Resposta

