jump to navigation

Pintura – Nova Iorque é palco de dois dos mais esperados leilões de arte Novembro 6, 2006

Posted by Vasco in Arte.
trackback

Nova Iorque prepara-se para, esta semana, dar ao Mundo dois dos mais esperados leilões de arte de sempre. Amanhã na Sotheby’s e no dia imediato na Christie’s vão ser mais as vozes do que as nozes, ou seja, vai ser maior a procura do que a oferta e isto porque vão ser leiloados ‘os mais dos mais’ dos impressionistas e modernistas, com destaque para Pablo Picasso e as obras ‘El Rescate’ (tendo por base de licitação 9,4-12,6 milhões de euros), ‘El Fumador’ (7,1-9,4 milhões) e ‘Mujer en una Silla’ (5,5-7,9 milhões).

Quem não vai querer perder a parada é a directora do Museu Rainha Sofia, em Madrid, isto porque a ministra da Cultura anunciou, entretanto, que este pólo museológico vai privilegiar a pintura cubista. Ora, nem a propósito, em hasta pública vai estar uma obra do cubista francês Gris, de nome ‘Bouteille de Beaune et Compotier’.

Outros pintores e outras pinturas em destaque na Sotheby’s são: Cézanne e a ‘Natureza Morta com Frutas’, Monet e ‘A Praia de Trouville’ e ainda Gauguin e ‘Homem com Machado’.

As expectativas maiores estão guardadas para quarta-feira, na Christie’s, para a segunda volta no duelo que mantém no mercado da arte os ‘rivais’ Pablo Picasso e Gustav Klimt. Este ano e, apesar de não ser uma venda em leilão mas uma negociação directa – o que não vale como recorde –, Klimt destronou Picasso com ‘O Retrato de Adele Bauer’ a mudar de mãos em troca de 107 milhões de euros. A desforra é agora ou nunca uma vez que, no mesmo leilão, vão estar alguns dos mais desejados trabalhos de ambos.

picasso_angel_fernandez_de_soto.jpg

Por Picasso avança o ‘Retrato de Ángel Fernandez de Soto’, um dos mais representativos óleos do chamado Período Azul, propriedade do compositor Andrew Lloyd Webber, cuja receita da venda (estimada entre 31,5 e 47, 2 milhões de euros) reverte a favor de causa beneficente.

Por Gustav Klimt respondem quatro obras no valor total de 75 milhões de euros, com destaque para o ‘Retrato de Adele Bloch-Bauer II’, pintado cinco anos depois do primeiro.

Correio da Manhã

Anúncios

Comentários»

1. vcbdvc - Março 3, 2008

olá


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: