jump to navigation

Noruega lidera no desenvolvimento humano Novembro 9, 2006

Posted by Vasco in Inf. Geral e Económica.
trackback

A Noruega continua a liderar a tabela do índice mundial de desenvolvimento humano 2006 e o Níger mantém-se no último e 177º lugar, enquanto Portugal desceu uma posição em relação ao ano passado, ocupando agora o 28º lugar, noticia a agência Lusa.

O índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que no relatório de 2006 se baseia em números de 2004, avalia os países não apenas pelo seu Produto Interno Bruto mas também a partir de indicadores de bem-estar como a esperança de vida, a educação e a saúde.

Para se perceberem as diferenças, o relatório dá como exemplo os primeiro e último classificados, indicando que a Noruega é cerca de 40 vezes mais rica do que o Níger, que o norueguês médio vive o dobro do tempo que o nigerino médio e que todos os noruegueses passam pelo sistema de ensino, contra apenas um quinto (21 por cento) dos nigerinos.

Por outro lado, lê-se no documento, a riqueza dos países não gera necessariamente um desenvolvimento humano elevado, sendo exemplo disto os Estados Unidos, que sendo o segundo país mais rico do mundo está classificado em oitavo lugar neste índice.

O relatório conclui ainda, este ano, que «aumentou o fosso entre países pobres e países ricos», uma vez que o desenvolvimento na África subsaariana «estagnou e não apresenta qualquer sinal de melhoria».

E Portugal?

A descida de Portugal na tabela é explicada não por uma diminuição do índice de desenvolvimento que lhe foi atribuído – que cresce de 0,902 para 0,904 -, mas pelo aumento do índice da Coreia do Sul, que ultrapassou Portugal (e a Eslovénia) ao subir do 28º para o 26º.

No conjunto dos 25 países da União Europeia (UE), 15 estão à frente de Portugal e os nove que têm piores classificações pertencem todos ao grupo de dez países que aderiu à União em 2004. Neste grupo, a única excepção é a Eslovénia, que ultrapassou Portugal em 2005.

Os mais bem classificados da UE são, este ano, a Irlanda, que subiu do oitavo para o quarto lugar, a Suécia, que passou do sexto para o quinto, e a Holanda, que subiu do 12º para o 10.

PortugalDiário

Anúncios

Comentários»

1. sneddonia - Novembro 9, 2006

saluditos solo visiataba


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: