jump to navigation

Vendeu quadro e ficou multimilionária Novembro 10, 2006

Posted by Vasco in Arte.
trackback

schulte08-11-06-1s.jpg
Anita Halpin, presidente do Partido comunista britânico, converteu-se quarta-feira em multimilionária graças à venda de um quadro expressionista confiscado pelos nazis aos seus antepassados, noticia esta sexta-feira a imprensa britânica.

Segundo os jornais, trata-se do quadro «Cena de rua em Berlim», de Ernst Ludwig Kirchner, um dos mais destacados nomes do expressionismo alemão.

O quadro, confiscado pelos nazis à avó da dirigente marxista, foi vendido quarta-feira pelo equivalente a 30,5 milhões de euros pela leiloeira Sothebys, em Nova Iorque, à Neue Gallerie da mesma cidade.

A venda esteve rodeada de polémica, pelo facto de um advogado alemão, representante de um comerciante de arte de Munique, ter exigido a confiscação do quadro antes de ser leiloado, por receio de que o mesmo tivesse sido considerado erradamente «despojo de guerra».

A tela foi pintada em 1913 e integrou a colecção do Museu Brucke, na capital alemã, desde 1980 até ao passado dia 27 de Julho, data em que foi devolvida pela cidade-estado de Berlim a Halpin, única herdeira de Alfred Hess, fabricante judeu de sapatos e coleccionador de arte.

PortugalDiário

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: