jump to navigation

Pés dos portugueses estão a crescer Novembro 13, 2006

Posted by Vasco in Curiosidades, Saúde.
trackback

2001_07_16.jpg

O tamanho médio dos pés dos portugueses está a aumentar. Os especialistas acreditam que a alimentação e a prática de desporto podem estar na origem do crescimento. Ainda assim, de acordo com um estudo, os portugueses são o segundo povo mais baixo da Europa.

É quando se entra na adolescência que os tamanhos disparam. A tendência abrange quer rapazes, quer raparigas e tem vindo a acentuar-se nos últimos anos.

Sem afastar a possibilidade de ter ocorrido uma modificação genética na população portuguesa, nas últimas décadas, os médicos apontam várias razões para o maior desenvolvimento corporal dos jovens. Entre elas destacam, sobretudo, uma melhor alimentação, associada à prática desportiva.

“Vários estudos que foram feitos de censos demonstraram que algumas décadas atrás, a altura dos portugueses era bem menor do que é hoje em dia. Consequentemente, se temos uma altura maior, é natural que tenhamos de ter uma base de sustentação do corpo também maior”, explica o ortopedista Pedro Magro.

Segundos mais baixos da Europa

A procura de tamanhos grandes ainda nem tem comparação com o que se passa noutros países. É que, a olhar para os resultados de um estudo, os portugueses são o segundo povo mais baixo da Europa.

Apenas os malteses são mais baixos que os cidadãos portugueses. Por outro lado, os holandeses são os mais altos da Europa.

SIC Online

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: