jump to navigation

Aposta de 152,6 milhões de euros garante primeiro prémio no Euromilhões Novembro 16, 2006

Posted by Vasco in Curiosidades.
trackback

Quem quiser ter a certeza de apostar na chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira “só” tem de investir 152,6 milhões de euros para cobrir todas as apostas possíveis no concurso, garantindo – se mais ninguém acertar – um lucro de 28 milhões.

António Pacheco Pires, da Secção de Estatística e Aplicações do Departa mento de Matemática do Instituto Superior Técnico, explicou à Lusa que o concurs o Euromilhões – que envolve 50 números e 9 estrelas – tem mais de 76 milhões de chaves possíveis (mais precisamente 76.275.360 chaves).

Como cada aposta custa dois euros, explicou o professor, um apostador c om mais posses teria de investir cerca de 152.550.720 euros para cobrir todas as chaves (cinco números e duas estrelas) e assim ganhar todos os prémios em jogo.

Uma vez que o jackpot desta semana é de 180 milhões de euros, só com o primeiro prémio este apostador poderia lucrar mais de 27,4 milhões.

Mas o “esquema” tem um ponto fraco: só funciona se mais ninguém acertar na chave vencedora do primeiro prémio já que se tal acontecer o “bolo” dos 180 milhões é repartido por todos os totalistas e nesse caso, o “aventureiro” perde pelo menos metade do investimento.

Além de acertar na chave do primeiro prémio, os prémios seguintes – do 2º (cinco números e uma estrela certos) ao 12º prémio (dois números e um estrela certos) – vão-se multiplicando exponencialmente no universo das mais de 76 milh ões de chaves.

Por outro lado, esta é a última semana para que alguém tente uma “habil idade” deste género, já que se ninguém acertar nos cinco números e duas estrelas esta sexta-feira os 180 milhões serão distribuídos pelos totalistas do prémio s eguinte, conforme consta do regulamento do concurso.

Isto sem contar com a necessidade de preencher e guardar durante alguns dias os mais de 76 milhões de boletins, que todos empilhados teriam uma altura de pelo menos 5,7 quilómetros, já pertinho da estratosfera.

RTP

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: