jump to navigation

Preservativos falsificados podem ter chegado a Portugal Novembro 16, 2006

Posted by Vasco in Saúde.
trackback

O instituto que fiscaliza os medicamentos em Portugal alertou para a possibilidade de existência de preservativos falsificados no mercado, depois de um alerta da autoridade congénere inglesa.
Em comunicado, o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) revela que, segundo a autoridade britânica – «Medicines and Healthcare Products Regulatory» Agency (MHRA) -, preservativos contrafeitos da marca Durex Extra Safe (três unidades), com o lote número 20.604.354 e validade até Julho de 2009, foram postos à venda no mercado inglês.

Depois de contactados pelas autoridades, os importadores da marca em Portugal garantem que o lote não chegou ao mercado nacional.

«No entanto, dado que existe livre circulação de dispositivos médicos no Espaço Económico Europeu, os referidos preservativos poderão ter sido importados por vias paralelas, e encontrarem-se ilegalmente colocados no nosso mercado», salienta o Infarmed num comunicado datado de sexta-feira.

A autoridade portuguesa informa ainda que, segundo o fabricante dos preservativos Durex (SSL International), o lote original foi vendido em Maio de 2005, «pelo que qualquer embalagem que ainda esteja em circulação com o número de lote 20.604.354 é provavelmente contrafeita, pelo que deve ser recolhida do mercado».

O Infarmed aconselha os utilizadores e vendedores que confirmem o lote dos produtos utilizados e, caso verifiquem que se trata do lote em causa, devem devolvê-los ao fornecedor ou entregá-los ao Infarmed.

Diário Digital

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: