jump to navigation

Crimes on-line sem controlo Novembro 30, 2006

Posted by Vasco in Ciência e Tecnologia.
trackback

cybercrime.jpg

As frequentes mensagens que qualquer pessoa recebe no computador, por e-mail, a pedir o envio de dinheiro para determinada causa ou a solicitar informações pessoais e dados bancários, são exemplos de crime informático. Mas não são apenas estes crimes menores que lesam cidadãos e preocupam especialistas. Também as infracções económicas, o terrorismo e a exploração sexual de menores são outros crimes que têm vindo a aumentar um pouco por todo o Mundo – Portugal não escapa ao fenómeno – e cujo combate é reconhecido como difícil.

Quem o afirma é o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, que ontem presidiu ao seminário intitulado ‘Ao Encontro dos Desafios do Cibercrime’, organizado pelo Ministério da Justiça com do Conselho da Europa.

“Existem áreas problemáticas, como violações da vida privada e intimidade, infracções ligadas aos conteúdos informáticos, infracções económicas, acessos não autorizados e sabotagem, violações da propriedade intelectual. Surgem ainda preocupantes fenómenos de cibercriminalidade associados ao terrorismo e à exploração sexual de menores”, diz Conde Rodrigues.

Margaret Killerby, directora do Departamento de Problemas Criminais do Conselho da Europa, sublinha que o combate do cibercrime só é “eficaz se for feito com a cooperação dos países porque a investigação e combate são difíceis. O crime ocorre num qualquer computador”.

Correio da Manhã

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: