Ocasionalidades

Bloggers de 36 países reunidos hoje em Paris

Mais de um milhar de bloggers provenientes de 36 países estão reunidos esta terça-feira em Paris, no «Web 3», o terceiro encontro que reúne os aficionados desta nova forma de comunicação no ciberespaço.

O vice-primeiro-ministro israelita, Shimon Peres, vai participar no encontro com uma palestra subordinada ao tema «Internet e a Liberdade de Expressão».

O organizador da iniciativa, o conhecido blogger francês Loic Le Meur, convidou também os três candidatos à presidência francesa já assumidos: o conservador Nicolas Sarkozy, a socialista Ségolène Royal e o centrista François Bayrou, mas só o primeiro confirmou já a sua presença.

Entre os assuntos debatidos, no primeiro dia esteve o atraso que a Europa revela em comparação com os EUA no que diz respeito aos blogs, tendo Loic Le Meur afirmado que se está a assistir «ao nascimento de um sector económico subestimado na Europa».

O futuro dos meios de comunicação, a democracia e o poder das comunidades online são outros dos temas que vão ser discutidos durante o encontro, que termina hoje.

O facto de 60 milhões de blogs estarem catalogados no fim Setembro, criados a um ritmo de três milhões por mês, leva a crer que o blog se vai impor definitivamente junto dos utilizadores da Internet.

Diário Digital