jump to navigation

Sopa Campbell e detergente na colecção Berardo Fevereiro 21, 2007

Posted by Vasco in Arte.
trackback

pf_1140743campbell-s-soup-posters.jpg

Da lata de sopa Campbell às caixas de detergente Brillo, a Colecção Berardo está entre as que em Portugal possuem mais obras do artista norte-americano Andy Warhol, falecido há vinte anos, a 22 de Fevereiro de 1987, informa a agência Lusa.

Das 26 obras de Andy Warhol pertencentes à colecção do comendador madeirense Joe Berardo, a maioria são caixas Brillo, da década de 1960, e fotografias tiradas pelo artista em 1980.

Entre as obras pertencentes a esta colecção, destaque para uma das mais emblemáticas da Pop Art, a «Campbell¿s Soup», que reproduz uma lata de sopa e que simboliza o consumismo da sociedade norte-americana do pós-guerra.

A obra data de 1965, do período mais prolífico da vida artística de Warhol, dos tempos dos estúdios Factory, em Manhattan, por onde passaram artistas e figuras emergentes da sociedade nova-iorquina.

Da sua obra sobressai a apropriação de objectos da sociedade de massas norte-americana, como a lata de sopa ou a garrafa de Coca-Cola, e a popularização de figuras mediáticas através e retratos de cores saturadas.

O retrato da actriz Judy Garland, feito por Warhol em 1979, também figura na colecção de Berardo, juntando-se a uma galeria de figuras representadas nos mesmos moldes, de Marilyn Monroe a Mao Tse-Tung.

PortugalDiário

Link: Colecção Berardo

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: