Ocasionalidades

Freiras usadas como cobaias de experiências

Freiras de três conventos espanhóis da província de León aceitaram beber meio litro de cerveja sem álcool durante 45 dias como parte de um estudo para comprovar os efeitos benéficos da bebida para a saúde, noticia a BBC.

As 50 religiosas, com idade média de 68 anos, foram escolhidas pelos pesquisadores devido ao «seu estilo de vida ordenado, regrado e equilibrado». O estudo, elaborado pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação e pela Universidade de Valência, concluiu que o consumo moderado de cerveja – com ou sem álcool, clara ou escura – pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol.

«Participámos no estudo para bem da humanidade», disse a irmã Almerinda Alvarez ao jornal El Pais, que tem mostrado sempre grande abertura para estas experiências. Se agora foi a cerveja, anteriormente foram estudos sobre a osteoporose ou a doença de Alzheimer.

PortugalDiário