jump to navigation

Quatro obras de arte roubadas de museu de Nice Agosto 7, 2007

Posted by Vasco in Arte.
trackback

Quatro obras de arte de Monet, Sisley e Brueghel foram roubadas no domingo do Museu de Belas Artes de Nice, em França, por cinco assaltantes armados e encapuzados, perante o olhar de várias pessoas que visitavam o espaço.

Duas das quatro obras levadas pelos assaltantes já tinham sido roubadas em 1998, tendo sido recuperadas dias mais tarde. Na altura foram detidos um conservador do museu e dois cúmplices.
As obras em causa eram «Falaises près de Dieppe» (1897), de Claude Monet, e «Allée de peupliers de Moret» (1890), de Alfred Sisley, emprestadas a Nice pelo Museu d`Orsay, de Paris.

monet.jpg
Falaises près de Dieppe

As duas outras pinturas roubadas no domingo eram de Jan Brueghel.

Os responsáveis do museu dizem que as obras de arte eram de valor «incalculável», mas a polícia de Nice estima que os quadros rondavam no total um milhão de euros.

No roubo, ocorrido ao início da tarde de domingo, cinco indivíduos entraram armados e encapuzados, ameaçaram os vigilantes, tiraram os quadros das paredes, guardaram-nos em diferentes bolsas e fugiram num carro e numa motocicleta.

Tudo isto aconteceu debaixo do olhar de dezenas de pessoas que visitavam na altura o museu, com entrada gratuita ao domingo.

Os investigadores do caso acreditam que o roubo foi encomendado por alguém que deseja ter as obras para uso privado, já que dificilmente deverão ser vendidas no mercado de arte.

Diário Digital 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: