jump to navigation

O beijo mais famoso: acabou o mistério Agosto 14, 2007

Posted by Vasco in Curiosidades, História.
trackback

timessquare258_img.jpg

O marinheiro que protagoniza a famosa fotografia pós segunda-guerra mundial, em que aparece a beijar uma enfermeira de seu nome Edith Shain, em Times Square, ganhou finalmente uma identidade.

A história é conhecida e conta de uma forma simples. um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que passava pelo local e beijou-a. O momento foi imortalizado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt e assim nasceu uma das fotografias mais icónicas de celebração pós-guerra.

O autor deste «famoso» beijo permaneceu sem identidade durante mais de seis décadas, mas foi agora identificado através do estudo aprofundado da vida do fotógrafo Alfred Eisenstaedt por parte de um perito forense.

Dez homens diziam ser o marinheiro da foto tirada no dia em que os Aliados celebravam a vitória sobre o Japão (15 de Agosto de 1945), mas através deste estudo as dúvidas foram finalmente dissipadas.

Segundo Lois Gibson, polícia de Houston, o homem por trás do mistério é Glenn McDuffie. Um veterano de guerra de 80 anos que, durante anos, tentou provar ser o autor do beijo e que se encontra, actualmente, a lutar contra um cancro dos pulmões.

«Não podia estar mais feliz», disse McDuffie ao The Times. «Pensei que ia morrer antes de resolver esta questão. Era o meu maior medo», acrescentou.

McDuffie referiu-se também aos outros homens que reivindicavam a autoria do famoso beijo. «As pessoas diziam que eu não estava a dizer a verdade, que eu era um mentiroso. Todas as pessoas que reclamavam ser o marinheiro… levem-nos a fazer um teste do polígrafo», afirmou o marinheiro.

PortugalDiário

Comentários»

1. Black Moon - Fevereiro 16, 2010

lembrei dessa foto, depois de assistir Watchmen,na introdução do filme a uma parodia com beijo lésbico de Silhoutte com uma enfermeira infelizmente segue sendo uma desconhecida

gostei de saber disso

2. alinee - Janeiro 9, 2012

Sou apaixona por essa imagem. Achei ela aleatoriamente na web e me encantou… ótimo saber sobre a historia por trás da fotografia.

3. Dia 13 de Abril se comemora o Dia do Beijo « numacomunicacao - Abril 13, 2012

[…] O beijo mais famoso da história. Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

4. Dia do beijo « fotografiaunigranrio - Abril 14, 2012

[…] Fonte: Ocasionalidades Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Categoria : Celebrações, Curiosidades, Fotógrafos […]

5. Flávia Campos » Arquivo » Meu look – Beijo Marinheiro - Novembro 9, 2014

[…] Eisenstaedt e assim nasceu uma das fotografias mais icónicas de celebração pós-guerra) Fonte. Ficou um luxo a coleção e está  lindíssima vale muito apena ter […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: