jump to navigation

Televisões superfinas Outubro 3, 2007

Posted by Vasco in Ciência e Tecnologia.
trackback

tv.jpg

Uma das vedetas do Ceatc 2007, o mais importante certame de novas tecnologias do Japão, é o televisor com um ecrã orgânico electro-luminescente (OEL) da Sony, que bate o recorde de espessura: 3 milímetros.

É cinco vezes mais fino do que a maioria dos actuais televisores de cristais líquidos LCD ou de plasmas, que por sua vezes são muito mais estreitos que os antigos aparelhos de televisão de cinescópio de tubo catódico.

A nova tecnologia OEL permite uma espessura tão fina porque não necessita retro-iluminação, como os LCD e plasmas, explica a Sony. Os elementos dos ecrãs OEL são constituídos com materiais que se iluminam à passagem da corrente eléctrica, conseguindo restituir imagens com um contraste sem igual.

A Sony é a primeira companhia a utilizar esta tecnologia para fabricar televisores. O primeiro modelo a ser comercializado, em 1 de Dezembro no Japão, ainda não é muito grande, tem somente 28 centímetros de diagonal. Mas o fabricante nipónico tem já nos seus laboratórios protótipos com 27 polegadas (70 centímetros).

Segundo fontes da companhia, a Sony concebeu um processo de fabricação que permitirá produzir televisões OEL do tamanho dos actuais LCD. “Mas ainda não sabemos quando lançaremos um televisor OEL de grande tamanho”, advertiu um porta-voz da empresa.

Os custos de produção dos ecrãs orgânicos ainda são muito altos e há vários problemas técnicos por resolver antes que se possa iniciar uma produção em massa das televisões OEL, capazes de rivalizarem em tamanho e preço com as tecnologias de LDC e de plasma.

Mas o facto da Sony ter mostrado o primeiro aparelho OEL obrigou os outros grandes fabricantes japoneses a expor na Ceatc 2007 protótipos de grandes televisões de alta definição bastante finos. Foi o caso da Sharp, Hitachi e JVC.

Sic Online

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: