jump to navigation

Índia: Elefantes embriagam-se e morrem electrocutados Outubro 23, 2007

Posted by Vasco in Curiosidades.
trackback

4135548_bichao4.jpg

Pelo menos seis elefantes asiáticos, entre os quais três filhotes, morreram electrocutados depois de se embriagarem com cerveja e baterem em cabos de alta tensão no nordeste da Índia, indicaram hoje as autoridades.
O incidente ocorreu domingo, na povoação de Chandan Nukat.

Uma manada de cerca de 40 elefantes bebeu por engano a cerveja de arroz preparada pelas tribos da região de Meghalaya, começando em seguida a correr pelos arrozais.
«Um dos elefantes tentou esfregar o lombo num poste elétrico, que não resistiu ao seu peso e caiu, sofrendo um contacto directo com o cabo de alta tensão», disse o activista Dipu Marak, em declarações à agência indiana Ians.

Várias testemunhas e funcionários disseram que viram o elefante, um macho adulto, barrindo e contorcendo-se de dor, atraindo vários outros que sofreram o mesmo destino.
«Era patético ver um elefante atrás do outro electrocutando-se diante dos nossos olhos. Morreram seis no total, inclusive três filhotes», disse um ancião da aldeia.
«Mais elefantes poderiam ter morrido. Mas alguns dos aldeões conseguiram afastar o resto da manada do cabo», acrescentou.

Nos últimos meses, houve vários casos de elefantes causando danos em áreas de Meghalaya e na região vizinha de Assam, especialmente nas povoações onde as tribos fazem cerveja de arroz, disse à Ians o especialista Kushal Konwar Sharma.
Os elefantes embriagados enfurecem-se com facilidade e destroem cabanas e celeiros, além de atacar os habitantes das aldeias.

O aumento de ataques contra pessoas também se deve, segundo os especialistas, ao facto de o seu habitat estar cada vez mais ameaçado pelas actividades humanas.
Na região de Assam, os elefantes mataram 239 pessoas nos últimos cinco anos. No mesmo período, morreram 265 elefantes, a maioria vítima de actos de vingança de humanos.
Assam e Meghalaya têm cerca de 6 mil elefantes asiáticos.

Diário Digital

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: