jump to navigation

«Tropa de Elite» vence Festival de Berlim Fevereiro 18, 2008

Posted by Vasco in Cinema.
Tags: , ,
trackback

tropa_de_elite02.jpg

«Tropa de Elite», o polémico filme de José Padilha sobre a violência policial no Rio de Janeiro, arrecadou hoje o Urso de Ouro, o mais alto galardão do Festival de Cinema de Berlim.

Apesar de não se tratar de um documentário, «Tropa de Elite» retrata as histórias verídicas de 12 antigos oficiais daquela unidade paramilitar cuja insígnia – uma caveira atravessada por um punhal – e indumentária negra causa terror aos habitantes das favelas cariocas.

No ano passado vários oficiais do Batalhão de Polícia de Operações Especiais do Rio tentaram fazer com que o filme de José Padilha, sobre a actuação daquela unidade, fosse impedido de passar nos cinemas. Organizações dos Direitos Humanos afirmam que os membros da unidade, especialmente destinada ao combate aos gangs armados que dominam o tráfico de droga, costumam disparar indiscriminadamente. «O filme ganhou grande notoriedade no Brasil e este prémio dá-nos força para seguir em frente», declarou o produtor Marcos Prado enquanto recebia, ao lado de José Padilha, a estatueta dourada do Urso de Ouro, do Melhor Filme.

O grande prémio do júri do festival, um urso de prata, foi para «Standart Operating Procedure», do já oscarizado realizador norte-americano Errol Morris. «Standard Operating Procedure» é um documentário sobre o escândalo de Abu Ghraib, no qual soldados norte-americanos torturaram prisioneiros nas instalações da prisão iraquiana. Morris passou quase dois anos a fazer entrevistas a soldados envolvidos no escândalo, que foi revelado com a publicação de fotos tiradas por alguns militares, e combinou esses excertos com cenas reconstituídas.

Paul Thomas Anderson foi escolhido como Melhor Realizador pelo filme «Haverá Sangue», protagonizado por Daniel Day-Lewis. O actor interpreta um obcecado prospector de petróleo da viragem do século passado. O filme tem sido apontado por muitos críticos como favorito a ganhar os óscares mais apetecidos, melhor filme, melhor realizador e melhor actor. Anderson, que ganhou o Urso de Ouro em 2000 com o filme «Magnólia», considerou Day-Lewis um «magnífico actor que torna qualquer realizador um bom realizador».



Diário Digital

Comentários»

1. plumber Sparks NV - Fevereiro 13, 2014

All experience and education should be related to plumbing:.

A police spokesman said investigators believe Gonzalez gained access
to the bedroom after asking to use the bathroom in the house.
To minimize the risk of potential plumbing disasters, it is crucial that you make sure your residential or commercial plumbing system is handled by only professional plumbers.

2. veterinarian - Março 14, 2014

Whenever searching for you to acquire an approved education in
the veterinarian field you’ll be able to do so simply by doing an online educational system.

As you can see,the vets examination is one of the
most important things you can do for your pet.

Because cats always scratches, give them something to scratch their nails on.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: