jump to navigation

ONU apela ao fim das gravatas em nome do ambiente Agosto 11, 2008

Posted by Vasco in Ambiente, Curiosidades.
Tags:
trackback

«Fim às gravatas». O apelo é das Nações Unidas, tudo em nome do ambiente.

No início deste mês, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, lançou a «Cool UN», um apelo a quem visita as instalações das Nações Unidas para que não use gravata, de forma a permitir reduzir o uso do ar condicionado, e aumentar a temperatura das salas em dois graus.

O traje informal, sem grava nem casaco, permitirá poupar qualquer coisa como cem mil dólares (66 mil euros) num mês e evitar a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono. Em termos anuais, a poupança deverá rondar um milhão de euros (665 mil euros) e obrigará a que no Inverno as salas fiquem mais frias, forçando os funcionários a recorrerem a roupas mais quentes.

O apelo foi ouvido um pouco por todo o Mundo. Na vizinha Espanha, por exemplo, o Governo apresentou já um Plano de Eficiência Energética. Entre as medidas está o aumento da temperatura dentro do Parlamento e outros edifícios públicos climatizados para 26 graus, obrigando a vestuário mais fresco. No Japão, os fatos deram lugar às camisas e t-shirts de manga curta. A temperatura dentro das empresas e edifícios públicos é de 28 graus.

Em Portugal, não há notícia de que o Plano de Eficiência Energética lançado pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, inclua qualquer indicação no sentido de tornar o vestuário dos membros do Executivo mais informal e fresco.

Agência Financeira

Comentários»

1. PG - Setembro 1, 2008

A mim não me chateia nada, até pelo contrário. Sempre se anda mais fresco (se bem que hoje em dia é raro eu usar).

2. guto - Janeiro 27, 2009

Espero que o exemplo seja seguido na esplanada dos ministérios e nos demais órgãos público deste país, vivemos em um País tropical com temperatura quase sempre acima dos 30 graus, nada justifica uso de terno e gravata, moda aliás importada do velho mundo, além de não combinar com o nosso clima faz com que gaste-se milhares de reais em refrigeração, o que gera custo econômico e principalmente um alto ambiental.

3. Mahjong - Agosto 24, 2010

Dear I was going around the google and find your site. It contents are reliable and therefore it urge everybody to comment on.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: